Cotidiano

Cientistas da Nasa se isolam em vulcão para aprender como viver em Marte

RIO ? Um grupo de pesquisadores financiados pela Nasa estudará o comportamento humano em uma eventual viagem para Marte. A equipe simulará a exploração espacial em uma cúpula geodésiva em um vulcão no Havaí.

Os seis membros da tripulação vão na próxima semana para sua nova casa, o vulcão Mauna Loa, fora de atividade desde 1984, para uma estadia de oito meses. Não haverá contato físico com o mundo exterior. Todas as comunicações ocorrerão com 20 minutos de atraso, simulando o tempo que leva para que as mensagens atravessam a distância entre Marte e a Terra. Os pesquisadores também serão obrigados a usar um traje espacial ao sair do complexo.

O estudo avaliará as dificuldades psicológicas associadas à vida em condições isoladas longe de casa. O projeto, denominado Exploração Espacial Analógica e Simulada do Havaí (HI-SEAS), é operado pela Universidade do Havaí. A Nasa pretende enviar humanos para examinar um asteroide até 2025 e operar em Marte na década de 2030.

Outros projetos sobre simulação das condições de Marte estão sendo realizados, mas o HI-SEAS recebe fundos do governo americanos há anos e destaca-se por sua acessibilidade, condições meteorológicas consistentes e geografia semelhante à do Planeta Vermelho.

? Esperamos descobrir como selecionar melhor os astronautas, compor uma tripulação e apoiá-la em missões espaciais de longa duração ? descreve uma das coordenadoras do projeto, Kim Binstead, professor da Universidade do Havaí. De acordo com ela, o objetivo é ?reduzir as barreiras para uma viagem humana a Marte?. ? Este planeta é um dos melhores locais para observar sinais da formação e da atual condição do Sistema Solar.

A tripulação usará dispositivos em torno de seus pescoços que medirão o seu humor e proximidade com outros membros da equipe. Haverá, também, dispositivos de realidade virtual para simular um ambiente familiar reconfortante ao qual eles não teriam acesso enquanto estiverem vivendo em Marte.

This crew will wear devices around their necks that will measure their moods and proximity to other team members. They?ll also use virtual reality devices to simulate familiar and comforting surroundings they wouldn?t have access to while living on Mars.