Cotidiano

Cidades Sustentáveis reconhece boas ações

As políticas públicas implantadas pela administração de Toledo rendem prêmios

Toledo – Prêmios e concursos estaduais e nacionais são um incentivo a mais à qualidade dos projetos financiados com dinheiro do contribuinte. Um delas é o Cidades Sustentáveis, que acaba de revelar ganhadores, inclusive com reconhecimento ao Oeste do Paraná. As políticas públicas implantadas pela administração de Toledo rendem prêmios.

Nesta semana, em São Paulo, o município foi contemplado com os primeiros lugares nas Categorias Bens Naturais e Esporte. Ainda foram conquistados os segundos lugares nas Categorias Saúde e Educação para Sustentabilidade e o terceiro na Categoria Criança. Todos os reconhecimentos são frutos de ações que valorizam as políticas humanas. 

Os títulos foram recebidos pelo prefeito em exercício, Adelar Holsbach (Pelanka), acompanhado pelo secretário de Fazenda, Neuroci Antônio Frizzo. Um dos primeiros lugares veio com o projeto de Parques Lineares. Toledo tem atualmente dois concluídos (Sanga Panambi e Sanga Pinheirinho), um em execução (Arroio Marreco) e com a licitação em andamento (Rio Toledo).

O objetivo é oferecer opções lazer e convívio com a natureza, promovendo o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental. Nesta categoria Toledo deixou para trás cidades como Campinas, em São Paulo, e a paranaense Maringá. Outro primeiro lugar foi com o Programa Idoso em Movimento. Fruto de uma política de assistência à terceira idade bem planejada promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Programa leva atividades físicas e recreação com mais de quatro mil atendimentos mensais, realizados por educadores físicos, oferecendo qualidade de vida aos cidadãos. Neste eixo Toledo ficou a frente de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e Belo Oriente, em Minas Gerais.