Cotidiano

Cidade surpreende em conserto de estragos causados por tornado

Esforços de toda a população já trouxeram avanços na reconstrução da cidade

Marechal Cândido Rondon – Ao completar um mês do tornado que atingiu o município de Marechal Cândido Rondon, moradores e comerciantes ainda trabalham para recuperar o que foi perdido. Todo esse esforço já trouxe avanços na reconstrução da cidade.

De acordo com o presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), Paulo Coppetti, a mobilização de moradores, prefeitura, entidades, Polícia Militar e Defesa Civil adiantou o processo de recuperação.

“A intenção era fazer com que a indústria, o comércio e a população em geral recomeçasse o mais rápido possível, voltando à normalidade. Com isso, praticamente 100% dos afetados recuperaram em um mês as perdas causadas pelo tornado”, relata Copetti.

Ele destaca as linhas de crédito ofertadas às vítimas do desastre pela Secretaria de Indústria e Comércio, que estendeu incentivo dado a novas empresas para empresários já estabelecidos na cidade que contabilizaram danos em seus imóveis comerciais.

Aluguel

“É uma linha de incentivo no aluguel por um período de seis meses, até que o proprietário consiga reconstruir o que perdeu. A prefeitura ajuda com uma parte do valor, conforme a situação de cada um”, explica.

Além disso, moradores que comprovaram perdas puderam sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e micros e pequenas empresas obter crédito com taxa de juros mensal de 0,7% com apoio do Banco de Fomento do Paraná.

“Isso possibilitou a recuperação de Marechal Cândido Rondon. Muitos até aproveitaram e fizeram reformas ou ampliações que ainda não tinham prazo para ocorrer. Quem pode se beneficiar dessas linhas de crédito e as buscou, com certeza voltou às atividades”, diz Paulo Coppetti.

Liberação do FGTS até quarta-feira

Os trabalhadores que tiveram suas casas danificadas pelo tornado e que comprovaram as perdas, poderão sacar, até está quarta-feira (23) o FGTS, recurso liberado pela Caixa Econômica Federal.

O atendimento é feito conforme a data de nascimento do trabalhador, independentemente do mês. Nesta terça-feira (22), os nascidos em 25, 26, 27 e 28 de cada mês podem retirar o benefício. Na quarta (23), de 29 a 31. 

Quem tem direito ao recurso e ainda não recebeu deve ir até o Cemep, localizado no mesmo prédio da Biblioteca Pública de Marechal Cândido Rondon, munido do RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. 

(Com informações de Marina Kessler)