Cotidiano

Cidade grega construída há 2.500 anos é descoberta

grega1.jpg

RIO ? Uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pelo Departamento de Estudos Históricos da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu uma cidade grega perdida, construída há 2.500 anos. Os vestígios foram encontrados perto de um vilarejo conhecido como Vlochós, a cerca de cinco horas ao norte de Atenas.

? O que era considerado resto de algum assentamento irrelevante numa colina pode ser atualizado para uma cidade de maior significância do que pensado anteriormente ? disse Robin Rönnlund, líder dos estudos. ? Eu e um colega viemos ao local por causa de um outro projeto, e percebemos o grande potencial. O fato de ninguém ter explorado a montanha antes é um mistério.

Em colaboração com o Instituto Sueco em Atenas e o serviço arqueológico Karditsa, foi formado o Projeto Arqueológico Vlochós. A primeira etapa de exploração foi concluída durante o mês de setembro, e os resultados surpreendentes tornados público nesta segunda-feira. Vestígios de torres, muros e os portões da cidade foram identificados por imagens aéreas, mas quase todas as estruturas estão soterradas.

Para evitar possíveis danos provocados pelas escavações, os pesquisadores usaram técnicas não invasivas, como o radar de penetração, que permitiram a identificação de construções humanas abaixo do solo.

grega2.jpg

? Nós encontramos a praça da cidade e um sistema de ruas que indicam que estamos lidando com uma cidade grande ? disse Rönnlund. ? A área dentro dos muros da cidade medem mais de 40 hectares.

Também foram encontrados restos de cerâmica e moedas, que estão ajudando a datar o assentamento. Os vestígios mais antigos datam de 500 a.C., mas a cidade parede ter florescido principalmente entre o quarto e o terceiro século antes de Cristo. Depois, por alguma razão, a cidade foi abandonada.

? Talvez em conexão com a conquista romana da área ? teorizou Rönnlund. ? Muito pouco se sabe sobre antigas cidades na região, e muitos pesquisadores acreditavam que o oeste de Tessália era pouco movimentado durante a antiguidade. Nosso projeto pode preencher importantes lacunas no conhecimento sobre a área e mostrar que existe muito a ser descoberto em solo grego.