Cotidiano

Chuvas já destruíram 6% da produção da soja

Missal – Preocupante! Esta é a palavra mais convencional a ser usada pelos produtores de soja em toda a região oeste que destinaram pouco mais de 1 milhão de hectares em 48 municípios nos Núcleo Regionais da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo e de Cascavel ao cultivo da oleaginosa.

Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural), a quebra inicial – que não deve parar por aí – já chega aos 6%. Dos quase 4 milhões de toneladas que estavam previstas para serem colhidas no início do ciclo nos dois núcleos, a redução até o momento pode chegar a algo próximo de 240 mil toneladas.

Somente no Núcleo de Cascavel, a estimativa inicial de produção era de 2,159 milhões de toneladas, mas já se calcula preliminarmente que não deverão ser colhidas mais de 2,116 milhões de toneladas.

Segundo o técnico do Deral José Pértille, o motivo está no excesso de chuva. Desde outubro choveu mais de 900 milímetros na região. A média histórica não chega a 400 mm.

Com isso, centenas de lavouras sofrem com o encharcamento e o apodrecimento das plantas, aparecimento de muitas doenças fúngicas e casos incontáveis de erosão. A situação mais delicada é na beira do Lago de Itaipu.

Em todo aquele entorno, dezenas de produtores sofrem com esses problemas em escalas ainda maiores que as observadas em demais pontos. “Além disso, falta oxigenação no solo e as plantas têm dificuldades para se desenvolver e há muitos problemas no enraizamento. O desenvolvimento está bem abaixo do normal para esse período e a situação está preocupante”, alerta Pértille.

Ainda de acordo com o técnico, além de todas as preocupações já presentes nas lavouras, outra ainda causa mais incertezas: o que está por vir. Segundo Pértille, semana após semana a situação vai se agravando, com o alerta também do aparecimento e da proliferação das doenças oportunistas.

Ocorre que, pela previsão do tempo, as notícias não são muito positivas ao campo nos próximos dias. A chuva de ontem deve dar uma trégua hoje, amanhã e na sexta-feira, mas volta com força no sábado, domingo e na segunda-feira.

Pelo metade das lavouras já deveria estar em estágio de floração, mas ainda se encontram quase que totalmente em desenvolvimento vegetativo.