Cotidiano

Chuck Berry celebra 90 anos e anuncia primeiro álbum em quatro décadas

ST. LOUIS ? Lenda do rock ?n? roll, Chuck Berry comemorou, nesta terça-feira, 90 anos de vida em alto estilo: anunciando que seu primeiro álbum de inéditas em 38 anos vai ser lançado no ano que vem ? a data exata do lançamento não foi divulgada.

Berry disse que está dedicando o novo álbum à sua mulher, Themetta, com quem é casado há 68 anos. ?Minha querida, eu estou ficando velho! Eu trabalhei neste disco por um longo período. Agora, eu posso pendurar meus sapatos?, disse o músico no mesmo comunicado.

Chamado simplesmente de ?Chuck?, o disco será composto principalmente de material original gravado e produzido por Berry, segundo sua gravadora garantiu através de um comunicado. Filhos do americano, Charles Berry Jr. e Ingrid Berry vão participar da gravação tocando guitarra e gaita, respectivamente.

?É uma grande honra fazer parte dessas novas músicas?, disse Berry Jr. no mesmo comunicado. ?A banda de St. Louis, ou Blueberry Hill Band, como papai nos chama, caiu bem no groove e seguiu seu exemplo. Estas canções cobrem o espectro

Com canções como ?Maybellene?, ?Roll over Beethoven? e ?Johnny B. Goode?, lançadas no fim da década de 1950, Chuck Berry ajudou a estabelecer as bases do rock moderno e foi uma das grandes influências das bandas que estourariam na década de 1960, incluindo os Beatles e os Rolling Stones.

O compositor e guitarrista de St. Louis recebeu um Grammy pelo conjunto da obra em 1984 e fez parte da primeira turma do Hall da Fama do Rock and Roll, em 1986.