Cotidiano

China apresenta robô que pretende enviar a Marte

sonda.jpg

PEQUIM – A China divulgou as primeiras imagens do veículo teleguiado que pretende enviar a Marte em 2020, uma missão “sem precedentes”, anunciou a agência oficial Xinhua. Ainda são ilustrações do projeto, tanto da sonda quanto do robo que explorará a superfície do planeta.

Pequim investiu bilhões de dólares no programa programa espacial para compensar o atraso do país em relação aos Estados Unidos e Europa. Em abril, o país anunciou a intenção de enviar um robô a Marte. Zhang Rongqiao, diretor do projeto, prevê que o lançamento acontecerá em julho ou agosto de 2020, de acordo com a Xinhua.

“Os desafios fixados não têm precedentes”, afirmou Zhang.

Um foguete “Longa Marcha 5” deve partir do novo centro de lançamento de satélites de Wenchang, na província insular de Hainan (sul), informou a agência, que citou Peijian, um assessor da missão.

A viagem entre a Terra e Marte deve durar sete meses. O robô irá pousar perto do centro do planeta vermelho, a partir de onde o veículo explorará a superfície marciana, afirma a Xinhua. O veículo, que pesa 200 quilos, terá seis rodas e quatro painéis solares e deve permanecer operacional durante 92 dias.

Transportará 13 equipamentos, incluindo um aparelho fotográfico de teledetecção e um radar, para estudar a composição do solo, do meio ambiente e da atmosfera, em busca sobretudo de rastros de água e de gelo.

robo.jpg

O programa espacial de Pequim, motivo de orgulho nacional e coordenado pelo exército, é um símbolo do crescente status internacional da China. Em 2013, o país conseguiu pousar na Lua um veículo batizado de “Coelho de jade”, que, apesar de vários problemas mecânicos, teve uma vida útil maior que a esperada.

Até o momento, a China se contenta em repetir as façanhas espaciais de outros, como Estados Unidos e Europa. Em 2011, a primeira tentativa chinesa de enviar um satélite à órbita ao redor de Marte foi um fracasso. Também foi ultrapassada pela Índia, que em setembro de 2014 se tornou o primeiro país da Ásia a alcançar Marte com uma sonda de baixo custo.

Os Estados Unidos já conseguiram enviar dois veículos teleguiados a Marte. A ex-URSS e a Agência Espacial Europeia (ESA) também realizaram missões no planeta vermelho.