Cotidiano

Chile expressa preocupação por detenção de jornalista na Venezuela

lilian.jpg
SANTIAGO ? O Chile manifestou preocupação nesta segunda-feira por causa da detenção do jornalista Braulio Jatar, nascido no país, na Venezuela. O chanceler chileno pediu que as autoridades venezuelanas permitam que a família do repórter o visite. Ele foi preso no último sábado, quando se dirigia ao trabalho, enquanto outras dezenas também foram detidas por protestar contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. venezuela

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Heraldo Muñoz, disse que já entrou em contato com sua homóloga venezuelana, Delcy Rodríguez, para averiguar o estado do jornalista. Os outros detidos foram liberados, mas ele pemanece preso.

? Desde o primeiro momento, entramos em contato por meio da nossa embaixada. Eu mesmo conversei com a chanceler da Venezuela e foi possível confirmar que ele foi detido e acusado. Estamos à espera de maiores novidades para que a família possa vê-lo e o cônsul possa visitá-lo ? afirmou o ministro.

Filho de venezuelanos, Jatar nasceu no Chile. Ele trabalha como diretor do jornal ?Reporte Confidencia? e teria sido um dos primeiros a informar sobre o panelaço contra Maduro da semana passada na Ilha de Margarita. A Venezuela tem sido palco de intensos protestos contra o presidente, em uma campanha promovida pela oposição para tirá-lo do poder.