Cotidiano

Chile autoriza venda de medicamento à base de maconha

Sem-título.jpg RIO- O Chile autorizou, pela primeira vez, a venda regular de um medicamento à base de maconha. O país já debate um projeto de lei para legalizar a comercialização da droga, que ainda é proibida no local. maconha

Após receber a autorização do Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chilhe, o “Sativex”, utilizado para tratar esclerose múltipla e o controle de espasmos musculares associados, será o primeiro remédio a ser comercializado regularmente nas farmácias do país.

“Pela primeira vez no país, o ISP aprovou o registro sanitário de um medicamento fabricado à base de cannabis, o qual poderá ser distribuído e utilizado no Chile”, divulgou o órgão por meio de um comunicado em sua página na internet.

O remédio terá um custo aproximado de US$ 1.500 e será importado e distribuído pelo laboratório que solicitou a permissão de comercialização ao ISP. Para comprar o medicamento será necessário apresentação de receita. As autoridades afirmam ainda que os estoques serão controlados.

“O registro sanitário do Sativex foi aprovado, uma vez que cumpre com todos os requisitos de qualidade, e por já ter demonstrado sua segurança e eficácia no uso para o qual é indicado”, declarou o diretor do ISP, Alex Figueroa, no comunicado on-line.

A venda de medicamentos produzidos via cannabis foi autorizada em dezembro de 2015 pela presidente Michelle Bachelet por meio de um decreto que legalizou a elaboração e comercialização desse tipo de fármaco.

No Chile já é permitido o consumo privado de maconha, no entanto, sua venda ainda é proibida. A lei deixa uma interpretação livre sobre o cultivo para uso pessoa. Nesse momento, o Congresso chileno debate um projeto de lei que irá regulamentar o uso e autocultivo da maconha.