Cotidiano

ChemChina recebe aval de comissão dos EUA para comprar Syngenta

ZURIQUE – Um painel de segurança nacional americano autorizou que a ChemChina assuma o controle do grupo de agroquímicos e sementes suíço Syngenta, em negócio de US$ 43 bilhões, disseram as companhias nesta segunda-feira, melhorando as chances de que a maior aquisição estrangeira por uma companhia chinesa possa se concretizar. Com o aval, as ações da Syngenta saltaram mais de 10% nesta segunda-feira.

A decisão retira significativamente a incerteza sobre a aquisição da maior produtora de pesticidas do mundo, após as duas companhias terem anunciado um acordo em fevereiro.

A companhia suíça reiterou que espera que o acordo seja concluído até ao final do ano. A transação, no entanto, ainda precisa da aprovação de órgãos antitruste dos Estados Unidos e outros países, informou a ChemChina em comunicado.

“A China National Chemical Corporation (ChemChina) e a Syngenta anunciaram hoje que as empresas receberam aprovação em sua proposta de transação pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (Cfius)”, disse um comunicado conjunto divulgado pela Syngenta.

A Syngenta não revelou se ela fez concessões para assegurar a aprovação, mas indicou que qualquer medida como essa não teria impacto significativo nos seus negócios.

“Nós não estamos divulgando os detalhes do acordo com o Cfius para respeitar a confidencialidade do processo”, disse um porta-voz da Syngenta à Reuters. “Todas as medidas de mitigação não são relevantes para os negócios da Syngenta”.

O analista Christian Faitz, da Kepler Cheuvreux, classificou a medida como “o maior marco para o acordo”, acrescentando em nota para os clientes que “a aprovação retira o maior obstáculo potencial e deve vir como um alívio para os acionistas da Syngenta”. A Kepler Cheuvreux classificou as ações da Syngenta como “comprar”.