Cotidiano

Chelsea Manning é internada após aparente tentativa de suicidio na prisão

2013_637208590-20130814170904338ap.jpg_20130814.jpg

WASHINGTON ? A ex-soldado americana transexual Chelsea Manning foi hospitalizada na terça-feira após uma aparente tentativa de suicidio. Segundo autoridades locais, sua condição está sendo monitorada em Fort Leavenworth, no estado do Kansas, onde ela cumpre uma pena de 35 anos de cárcere. Em 2013, ela foi presa por ter vazado documentos secretos dos Estados Unidos.

A ex-analista de inteligência, que nasceu homem mas hoje se identifica como mulher transexual, foi condenada por ter fornecido mais de 700 mil documentos, vídeos, comunicações diplomáticas e relatos de guerras ao Wikileaks. Este é considerado o maior vazamento de material secreto da História dos EUA.

Segundo alguns veículos da imprensa, ela teria tentado se enforcar dentro da sua cela. O advogado de Chelsea, Chase Strangio, não soube confirmar as informações:

? Eu ainda estou tentado entender o que está acontecendo ? disse à rede CNN. ? Eu infelizmente não fui contatado por Leavenworth e não tenho informações adicionais.

Antes conhecida como Bradley Manning, Chelsea pediu para ser reconhecida como mulher em 2013. No ano passado, o Exército concordou em lhe fornecer terapia hormonal. Atualmente, ela aguarda a resposta a um pedido de transferência para uma prisão feminina.