Cotidiano

Cettrans orienta pedestres sobre o uso de botoeiras

Dar mais fluidez ao trânsito e principalmente garantir a segurança dos pedestres nas travessias é objetivo das botoeiras

Cascavel – Dar mais fluidez ao trânsito e principalmente garantir a segurança dos pedestres nas travessias. Esses são alguns dos objetivos da instalação das botoeiras, os semáforos para pedestres, colocados em pontos estratégicos da nova Avenida Brasil.

Ontem, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realizou no cruzamento da Avenida Brasil com Souza Naves uma ação orientando os pedestres para “aprender” a usar os novos semáforos.

De acordo com a diretora de trânsito, Vânia Müetzemberg, em vários pontos da área revitalizada estão sendo instalados os equipamentos. “A intenção dos aparelhos é dar fluidez ao trânsito. São 35 equipamentos colocados em pontos estratégicos visando maior segurança ao pedestre”.

Conforme Vânia, o funcionamento das botoeiras é bastante simples. “Ao chegar no cruzamento o pedestre aperta o botão no local indicado e aguarda até que o trânsito pare. Cabe lembrar que o semáforo para pedestres não é como o de veículos, que é acionado automaticamente. Somente quando for apertado para fazer a travessia”.

Ela lembra que onde não há o dispositivo, os veículos devem dar prioridade ao pedestre. “O pedestre é o elo mais vulnerável no trânsito, o condutor precisa prestar muito a atenção. Se a travessia for iniciada, a preferência é do pedestre”.

Segundo a assessoria de imprensa da Cettrans, 61 cruzamentos nas avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco contarão com botoeiras exclusivas para pedestres, sendo 35 só na Brasil. Até agora já estão funcionando os semáforos no cruzamento da Avenida Brasil com as ruas Nereu Ramos, Marechal Deodoro, Presidente Bernardes, 7 de Setembro, Carlos de Carvalho, Souza Naves e Carlos Gomes.

O valor total do projeto semafórico das três avenidas é de R$ 14,2 milhões e inclui os semáforos, a sincronização semafórica, as botoeiras para pedestres e a prioridade seletiva do Transporte Coletivo.