Cotidiano

Cettrans inicia campanha Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio, atividades serão desenvolvidas pela Cettrans junto com outros órgãos

Cascavel – Foi com a tradicional operação Pé na Faixa, na manhã de ontem na Avenida Brasil, no Jardim Gramado, que a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) começou o Maio Amarelo.

De acordo com a diretora de educação e fiscalização no trânsito, Vânia Muetzemberg, o local foi escolhido por ter um movimento contínuo de pedestres. “Não temos um fluxo tão intenso de pedestres, mas nesse local, apesar de ter faixas, já tivemos casos de atropelamentos pela imprudência dos motoristas e também das pessoas que, ao atravessar a avenida, não usam a faixa”.

Neste trecho, agentes de trânsito já flagraram um motorista a mais de 120 km/h. “As pessoas excedem o limite de velocidade, que é de 60 km/h e, em alguns trechos, 40 km/h. Se essa pessoa é flagrada dirigindo com o dobro da velocidade permitida e atingir um pedestre, o óbito é instantâneo”.

Durante todo o mês de maio, atividades serão desenvolvidas pela Cettrans junto com outros órgãos. “A intenção é orientar a todos, sejam motoristas ou pedestres, sobre os cuidados que precisamos ter no trânsito”.

Amanhã, às 8h30, em algumas ruas da cidade, os alunos da Escola Municipal Edison Pietrobelli e do Colégio Santa Maria, desenvolverão o projeto Agente de Trânsito por Um Dia. A ideia é fazer com que as crianças vivenciem o trabalho do agente municipal, como forma de estimular o debate e a reflexão por um trânsito mais humano, democrático e pensando no coletivo.

Na sexta-feira (6), às 9h e às 14h30, no Anfiteatro da Empresa Pioneira, o foco das ações serão os motoristas do transporte coletivo. Haverá uma palestra sobre os segurança no trânsito e a relação entre os profissionais e os passageiros.