Cotidiano

CES 2017: maior feira de tecnologia do mundo abre espaço para os carros

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LAS VEGAS ? Entre imensos televisores e gadgets de todos os tipos, a CES International, maior feira do mercado de eletrônicos e eletrodomésticos do mundo, abriu espaço na edição deste ano para os carros. Entre os anúncios de lançamentos das gigantes do setor, marcas tradicionais de automóveis, como Audi, BMW, Ford e Toyota, dividiram os holofotes em Las Vegas com sistemas de direção autônoma e diversos aplicativos.

Em parceria com a Intel e a start-up israelense Mobileye, a montadora alemã BMW anunciou que uma frota de 40 veículos autônomos estará nas ruas até o segundo semestre deste ano, para demonstrar as capacidades do sistema desenvolvido pelas três empresas de direção sem motorista. Os veículos BMW Série 7 rodarão em testes em países da Europa e nos EUA.

? Este ano, a nossa frota de veículos já testará esta tecnologia conjunta globalmente sob condições reais de trânsito ? afirmou Klaus Fröhlich, membro do Conselho Administrativo do BMW AG para Desenvolvimento. ? Este é um significativo passo adiante rumo ao lançamento do BMW iNEXT em 2021, que será o primeiro veículo totalmente autônomo do BMW Group.

Para o diretor executivo da Intel, Brian Krzanich, o regime de parcerias entre companhias do setor de tecnologia e montadoras permitiu o rápido desenvolvimento das tecnologias com direção autônoma, garantindo que o ?sistema automotivo na nuvem terá um comportamento consistente e previsível e está validado para o mais alto nível de segurança?.

? É por isso que esta parceria está inovando. Criamos uma equipe dedicada com objetivos claros e compartilhados, além de uma cultura de inovação, agilidade e responsabilidade ? disse Krzanich.

Pela parceria, a BMW é responsável pela integração geral de componentes e pela produção dos protótipos. Cabe à Intel o fornecimento de sistemas de computação e alto desempenho, tanto os instalados no veículo como em nuvem. A Mobileye contribui com o processador de visão computacional, responsável pelo processamento e interpretação dos dados coletados por sensores de visão, radar convencional e laser.

VEÍCULO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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A Audi e a NVIDIA subiram juntas ao palco da CES para anuciar um sistema que usa a inteligência artificial para tornar os carros autônomos mais seguros. A plataforma, batizada como NVIDIA DRIVE PX, usa redes neurais e aprendizado profundo para compreender o ambiente e determinar os caminhos mais seguros. A promessa é que a tecnologia vai chegar às ruas em 2020.

? A NVIDIA é pioneira no uso da inteligência artificial para revolucionar os transportes ? disse Jen-Hsun Huang, diretor executivo da NVIDIA.

Durante a CES, os visitantes podem fazer um passeio de teste com um Audi Q7 sem motorista. O protótipo reconhece e compreende o ambiente e se movimenta em segurança. Para demonstrar a tecnologia, o traçado é alterado constantemente e obstáculos são colocados na pista.

Mas o objetivo da parceria é ir além da direção autônoma. A ideia é que o carro aprenda com os hábitos do motorista. Segundo Huang, no futuro próximo os veículos vão levar e buscar os donos no escritório, nos horários habituais, abrir e fechar os portões da garagem automaticamente e ajustar a temperatura e o som ao gosto do motorista, assim como responder a questões em linguagem natural.

A parceria entre as duas companhias foi fechada há sete anos, na mesma CES, e já gera resultados. Nos próximos meses, a Audi vai lançar o novo modelo do A8, o primeiro veículo autônomo de nível 3 do mundo. De acordo com a classificação da SAE International, neste nível os motoristas podem, em ambientes limitados, como autopistas, deixar o controle do automóvel, mas devem estar preparados para assumir o controle se necessário.

Gadget Show Toyota

A Toyota chamou a atenção da imprensa internacional ao apresentar o Concept-i, protótipo que antecipa a visão de futuro para a montadora japonesa. O design é inovador, mas a intenção da fabricante é oferecer uma experiência ao motorista, com um sistema inteligente que antecipe as necessidades do dono.

? Nós reconhecemos que a questão importante não é se os veículos do futuro serão equipados com tecnologias autônomas ou conectadas ? disse Bob Carter, vice-presidente de operações automotivas da Toyota. ? É a experiência das pessoas que se envolvem com esses veículos. Graças ao Concept-i e o poder da inteligência artificial, nós achamos que o futuro é um veículo que possa interagir com as pessoas.

A montadora japonesa também anunciou uma parceria com a Ford para a criação de um consórcio para gerenciar uma plataforma de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos para veículos. O objetivo do SmartDeviceLink Consortium é incentivar a padronização na indústria e oferecer mais e melhores aplicativos para os consumidores. Também participam do consórcio as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki.

PLATAFORMA DE CÓDIGO ABERTO

A Ford e a Toyota anunciaram hoje na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, a formação do SmartDeviceLink Consortium. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para veículos. O objetivo é incentivar a padronização na indústria e dar mais opções de conectividade e controle para os consumidores.

O SmartDeviceLink oferece aos consumidores fácil acesso a aplicativos de smartphones, por comandos de voz e visualização na tela do veículo. A adoção de uma plataforma de código aberto cria um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes.

? Com o aumento da parceria e engajamento dos desenvolvedores, os consumidores vão ganhar experiências inovadoras com aplicativos ? disse Doug VanDagens, diretor global de Veículos e Serviços Conectados da Ford.