Cotidiano

Cervejas

INFOCHPDPICT000062296469O carnaval que lota as ruas do Rio todo fevereiro é policromático e pródigo em personagens, é claro, mas um azul profundo e a figura de dois pinguins que se encaram são destaques que se repetem a cada bloco há sete anos. O patrocínio à folia é um dos motivos para a Antarctica liderar, pela quarta vez seguida, o ranking das marcas de cerveja mais lembradas pelo carioca. Mais do que expor a ?marca da Boa?, a festa popular proporciona à cerveja da Ambev uma oportunidade de relacionamento com os consumidores ? mais até do que as redes digitais, que costumam ser usadas para isso.

? Propusemos aos foliões descobrir que a melhor rede social estava na folia, onde era possível adicionar amigos reais, seguir o bloco e compartilhar uma cerveja gelada. Por isso, aumentamos de 130 para 350 o número de blocos patrocinados em todo o estado ? contou a gerente de Marketing da marca, Cinthia Klumpp.

A marca não deixou de lado o buzz virtual. Apostando no segmento de produção de conteúdo, a Antarctica lançou este ano uma série de ficção que vai ao ar na internet. Chamada ?No gogó? e feita em parceria com a agência AlmapBBDO, a série tem como protagonista um vendedor ambulante (Thiago Martins) que oferece cerveja nas areias cariocas.

Segunda colocada no ranking, a Heineken abraçou o rock e a bossa nova cariocas. A marca holandesa já patrocinou duas edições do Rock in Rio e renovou sua participação para a edição de 2017, além de ser parceira do Circo Voador. Recentemente, a cerveja do vidro esverdeado encampou a revitalização do Beco das Garrafas, em Copacabana, reduto da bossa nova na década de 1960. Este ano, apostou num novo formato, com o lançamento de versão mini: lata e garrafa com 250ml.

? É a embalagem perfeita para o estilo de vida dos cariocas, uma vez que, por ser menor, gela mais rápido e mantém o produto gelado até o fim e é fácil de consumir na praia ? disse Daniela Cachich, vice-presidente de Marketing da Heineken Brasil.

Na terceira posição, ficou outra marca da Ambev, a Skol, que explorou este ano a exposição proporcionada pelo patrocínio aos Jogos Olímpicos. Seus copos temáticos viraram objeto de desejo e de coleção entre os frequentadores das arenas. A marca também aproveitou para espalhar pela cidade espaços dedicados à diversão do público, como a Vila Skol, no MAM, e a Arena Skol, próxima ao Maracanã. No Parque Olímpico, montou o espaço para festa Skol Live House e, no Boulevard Olímpico, proporcionou aos visitantes uma plataforma de visão panorâmica do Rio.