Cotidiano

Centro polonês em Londres recebe flores e mensagens de apoio contra pichação xenófoba

LONDRES — A recepção da Associação Social e Cultural Polonesa (POSK), em Londres, foi inundada com flores e mensagens de britânicos expressando solidariedade. Depois da votação que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o centro comunitário foi pichado no domingo com a expressão “fuck you”, num caso que está sendo investigado pela polícia britânica como um ataque “racialmente motivado”.

— Fiquei muito chateada, mas isso é bom, as pessoas estão vindo e se desculpando pela estupidez de uma pessoa — disse a recepcionista.

Em uma das cartas, o remetente agradece aos poloneses por suas contribuições ao país:

“Queridos poloneses, estou tão triste de ouvir sobre o que aconteceu ontem (domingo). Nós, britânicos, somos gratos a vocês para lutarem ao nosso lado na guerra e agora pela enorme contribuição que vocês têm dado à nossa sociedade. Nós te amamos”, diz a mensagem.

Fotos publicadas nas redes sociais mostram cerca de 50 pessoas reunidas em frente ao centro em um ato de apoio.

Após a vitória do Brexit (saída da UE) na última quinta-feira, o Reino Unido registrou mais de cem episódios de xenofobia, segundo o jornal “Independent”. São casos de insultos e crimes de ódio em todo o país e que já preocupam o governo britânico. Muitos dos agressores mencionaram explicitamente a decisão do país de deixar o bloco europeu.

Em Cambridgeshire, as autoridades apuram a distribuição de panfletos deixados do lado de fora de uma escola primária, onde se lia:

— Saiam da UE! Chega de vermes poloneses!