Cotidiano

Centre Pompidou passará por reformas de até £100 milhões

RIO ? Em 2017, o Centre Pompidou, instituição de arte localizada em Paris, completa 40 anos. Em comemoração, o edifício passará por uma obra de dois anos, que custará até £100 milhões.

Criado em 1977 ? e idealizado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers ?, o prédio é conhecido por sua arquitetura futurista, que lembra a de uma refinaria de petróleo, repleto de tubos e canos de aço. O design irreverente do edifício, no entanto, não sofrerá mudanças, como informou o The Guardian.

Entre as novidades, está a substituição da escada rolante externa, localizada na fachada do prédio, que custará £20 milhões.

“Será como um jogo de construir, e nossa intenção é continuarmos abertos durante a obra”, disse Serge Lasvignes, presidente do Centre Pompidou. “Esse é o nosso objetivo”, acrescentou.

Ainda em clima de aniversário, o Centre Pompidou lançou em janeiro um programa de cultural que abrangerá 50 exposições e eventos em 40 cidades francesas. O Musée Fabre, em Montpellier, receberá uma mostra conjunta com obras de Francis Bacon e Bruce Nauman como parte do projeto comemorativo. A exposição acontecerá de julho a novembro e irá reunir 60 peças, das quais dez pertencem ao Centre Pompidou.