Cotidiano

Centrão se reúne com Temer e manifesta apoio ao teto dos gastos

BRASÍLIA – Líderes do centrão estiveram com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira para reforçar o apoio do grupo à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que delimita um teto de gastos para o governo federal, e saíram dizendo que o presidente irá anunciar a criação câmaras setoriais com patrões e empregados para discutir geração de emprego e desburocratização. Segundo o deputado Paulinho da Força (SD-SP), o anúncio será feito ainda hoje. Um dos participantes da reunião informou que serão câmaras setoriais formadas por entre 15 e 20 setores produtivos e que, juntas, representam 90% do PIB.

Em entrevista após a reunião, o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), lamentou que a denominação centrão tenha se transformado em algo negativo.

? Infelizmente esse nome virou pejorativo. Mas é tradicional ter um núcleo central unido para garantir a governabilidade ? disse Rosso.

? Nosso objetivo central é dar apoio ao governo ? emendou Jovair Arantes (_PTB-GO).

? O centrão é o centro democrático ? encerrou Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Segundo Paulinho da Força, além da PEC 241, eleita como prioridade número um do governo neste momento, também foram discutidas as próximas medidas que Temer deseja ver implantadas, como a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. Mas cada uma dessas questões será encaminhada separadamente, uma após a outra. Para Paulinho, a PEC dos gastos é o “Plano Real do governo Temer”.

A reforma da Previdência, disse o deputado, ainda será negociada com as centrais sindicais antes de ser enviada pelo governo ao Congresso e isso só acontecerá no mês que vem. A próxima etapa de discussões só deverá acontecer depois que o presidente voltar da viagem que fará a Nova York, entre 19 e 22 de setembro.

? Vamos fazer uma reforma por vez. A PEC 241 é o Plano Real do governo Temer. E depois fazer com muita calma a reforma Previdência. O presidente viaja para os Estados Unidos e só depois disso é que ele deve chamar as centrais para conversar. As propostas que saem daqui são boatos tão estranhos… Todo mundo topa uma transição, mas não uma coisa maluca ? disse.

Além de Paulinho, Rosso, Aguinaldo Ribeiro e Jovair Arantes, participaram da reunião os deputados André Moura (PSC-SE), líder do governo, Aelton Freitas (PR-MG), Baleia Rossi (PMDB-SP) e Márcio Marinho (PRB-BA). No encontro, os líderes entregaram uma carta reafirmando o apoio desses partidos aos compromissos do governo na questão fiscal e com medidas de retomada do crescimento econômico.

“Reiteramos nosso mais absoluto e irrestrito compromisso e apoio às ações do governo ao temo que reafirmamos nossa confiança na condução e liderança firme, altiva e democrática do Excelentíssimo senhor presidente da República Michel Temer, principal indutor e patrocinador das medidas e ações que garantirão melhor qualidade de vida, mais dignidade, mais oportunidades e mais esperança ao povo brasileiro.”, diz um trecho da carta, assinada por todos os participantes da reunião.