Cotidiano

CBS: Trump escolhe general da reserva John Kelly para Segurança Interna

WASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende nomear o general da reserva John Kelly para liderar o Departamento de Segurança Interna, afirmou nesta quarta-feira a rede americana CBS. Kelly, ex-comandante do Comando do Sul dos EUA, aceitou a oferta de Trump, acrescentou a emissora, citando uma fonte não identificada.

Kelly, de 66 anos, seria o terceiro general escolhido por Trump para cargos de alto escalão de seu governo. O presidente eleito, um republicano sem experiência militar, também planeja nomear o general da reserva James Mattis para comandar o Departamento da Defesa e escolheu outro general da reserva, Michael Flynn, para ser seu assessor de segurança nacional.

Kelly divergiu do atual presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, em diversas questões, e alertou sobre vulnerabilidades ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos com o México.

Como chefe do Comando do Sul, sua última posição de liderança em uma carreira militar de 45 anos, Kelly era responsável por atividades militares dos EUA e as relações com a América Latina e o Caribe.