Cotidiano

Cascavelenses longe da casa própria

O sonho de ter a casa própria está longe de ser realizado para 22.770 pessoas inscritas no programa Minha Casa Minha em Cascavel. A demanda por moradia vem de anos anteriores. Em 2017, o município conseguiu entregar um novo lar a 3.529 famílias com a inauguração dos residenciais, Gralha Azul, Jaborá e Riviera.

No início desta semana, a expectativa de que o processo de inscrições para novas unidades habitacionais tivesse continuidade animou muitas famílias, que em seguida foram decepcionadas com a notícia da suspensão de cadastros.

A decisão do município ocorreu após consulta oficial à Caixa Econômica Federal e o comunicado de que não haveria novos empreendimentos à cidade. “Se não há previsão do Ministério das Cidades para 2018 e sem perspectiva de isso acontecer, não tem sentido chamarmos pessoas a ficarem na fila, muitas delas idosas e com criança no colo”, esclareceu o prefeito Leonaldo Paranhos.

A prefeitura explica ainda que todos os empreendimentos habitacionais tanto do município quanto do Estado dependem de liberação de recursos federais, do Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal.

Em relação aos cadastros, a informação do município é que somente pessoas na chamada Faixa de Renda I, onde se enquadram famílias com renda de até R$ 1.800 são cadastradas. “Nas demais faixas de renda a negociação é feita diretamente entre empreendedores privados e a Caixa Econômica Federal”, esclarece em nota a prefeitura.

A verificação dos candidatos aptos às moradias, segundo a prefeitura, é feita diretamente pela Caixa, “no momento da seleção para um determinado imóvel, já construído, como foi o caso do Riviera, em 2016”.

50 novas casas

Embora o governo federal não tenha sinalizado investimentos para novas obras em Cascavel, o prefeito Paranhos tem cometa pelo plano de governo, resgatar o objetivo social da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel) e com isso construir casas para famílias que não se enquadram nas faixas de renda contempladas por programas federais. “Para 2018, consta no PPA da Cohavel uma ação para a construção de no mínimo 50 moradias. Dependendo das condições e dos recursos conseguidos junto aos governos do Estado e Federal, é possível a ampliação desse número”, afirma a prefeitura.