Cotidiano

Cascavel ganha deputado, mas fica fora do Governo do Estado

Representação será ampliada na Câmara Federal, com a posse de Nelson Padovani

Cascavel – Os últimos movimentos no tabuleiro político estadual trouxeram ganho de um lado e perda de outro para Cascavel e, consequentemente, para o Oeste paranaense.

A representação política regional vai ser ampliada na Câmara Federal com a posse do suplente Nelson Padovani (PSC), mas vai minguar no Governo do Paraná com a saída de Eduardo Sciarra (PSD), único nome oestino a integrar o primeiro escalão de Beto Richa.

Padovani passou a terça-feira (15) em Curitiba acertando os últimos detalhes para trocar o PSC pelo PSDB. Sua ficha de filiação à agremiação tucana deverá ser abonada nesta quarta (16), durante jantar do partido em Brasília, pelo governador Beto Richa e pelo senador Aécio Neves.

“Volto para Brasília com a mesma garra com que trabalhei no mandato passado”, disse Padovani, que ganhará a vaga por conta de uma soma de fatores.

Valdir Rossoni (PSDB) entregou ontem seu pedido de licença já que na próxima segunda-feira tomará posse como novo chefe da Casa Civil em substituição ao também cascavelense Eduardo Sciarra. O primeiro suplente da coligação é Reinhold Stephanes (PSD), que deve assumir hoje em Brasília e se licenciar logo em seguida para ser secretário estadual de Administração em substituição a Dinorah Nogara.

O suplemente imediatamente a seguir é Osmar Bertoldi, de Curitiba, mas como esse cumpre prisão pela Lei Maria da Penha por ter agredido a ex-noiva, a vaga fica automaticamente com Padovani.

Mais um

Mas a mudança da bancada paranaense na Câmara dos Deputados não vai se limitar à entrada de Padovani no lugar de Rossoni. O jornalista curitibano Paulo Martins, que obteve quase 64 mil votos como candidato pelo PSC, vai ocupar a cadeira de Ricardo Barros (PP), que está se licenciando do mandato para substituir o irmão Sílvio Barros na Secretaria de Planejamento do Governo Richa.