Cotidiano

Cascavel ainda não possui o Plano Municipal da Juventude

Seminário foi realizado pela primeira vez em Cascavel

Cascavel – Foi realizada durante toda a sexta-feira (14), no Centro da Juventude Jomar Vieira da Rocha, no Bairro Interlagos, a Conferência Municipal da Juventude, que tem por objetivo elencar prioridades municipais da atenção à juventude e eleger os delegados que vão participar da Conferência Estadual.

Questões municipais da juventude e temáticas como segurança, cultura, esporte e lazer foram discutidas por cerca de 230 adolescentes que frequentam o CJ.

“Aqui eles têm a oportunidade de participar e debater as políticas públicas e colocar isso em prática no dia a dia. É o que faz o jovem crescer”, explica o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Marcelo Penafiel.

No local, os jovens foram divididos em grupos junto com os responsáveis de cada área para elencar os tópicos que serão levados à plenária.

“São 11 temas contemplados no Estatuto da Juventude, como direito à cidadania e participação social, direito à igualdade e cultura, a fim de criar propostas para a conferência estadual”, explica a coordenadora do Centro da Juventude, Rosangela Benedita Gouveia.

“Os adolescentes ganham muito, pois eles vão questionar o que se faz pela juventude no município e qual a demanda existente”, explica Rosangela.

Apesar da demanda, Cascavel não possui um Plano Municipal da Juventude, que conforme o Estatuto da Juventude contemplaria jovens de 15 a 29 anos.

“É difícil termos a oportunidade de debater. Se uma pessoa de fora vem para representar o jovem, ela não saberia apontar as necessidades do local onde este jovem mora”, explica o integrante da Pastoral do Menor que participa das atividades do CJ, Daniel Gelipe Araídes, de 15 anos.

(Com informações de Nathalia Lehnen)