Cotidiano

Casas novas melhoram a vida de famílias

SANTA TEREZA DO OESTE - 02-12-2020 -OBRAS DE CASAS POPULARES -  Foto: Jonathan Campos/ AEN
SANTA TEREZA DO OESTE - 02-12-2020 -OBRAS DE CASAS POPULARES - Foto: Jonathan Campos/ AEN

Santa Tereza do Oeste – Vinte famílias de Santa Tereza do Oeste já receberam as chaves de casas novas na Vila Canário e no Bairro Santa Fé, em um conjunto habitacional que tem dois endereços. Essa ideia foi viabilizada em uma parceria da prefeitura, do governo do Estado e da Itaipu. O investimento da estatal de energia foi de R$ 1.319.410,31.

São 16 unidades com 32 metros quadrados e quatro com 49 metros quadrados, capazes de receber pessoas com deficiência ou idosos. Elas têm dois quartos, sala e cozinha, além de painéis solares integrados à rede de energia elétrica, de olho na sustentabilidade e na diminuição de custos diários com a conta de luz. As lajes são de concreto, facilitando a climatização em uma cidade com verões mais quentes, e as unidades têm calçadas e pias nas cozinhas, além de tanques do lado de fora.

“Habitação é um programa social realmente transformador, que nos motiva. Estamos construindo unidades para perfis específicos no Paraná, como idosos e população de baixíssima renda, incentivando o desfavelamento e formando parcerias. Uma delas é com a Itaipu Binacional. Entramos com o projeto e as ligações com Copel e Sanepar, a estatal com os recursos e a prefeitura com a gestão. É um modelo que está revolucionando o oeste”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As casas foram finalizadas no começo de dezembro e foram acompanhadas de outro edital, bancado pela prefeitura, que ajudou na instalação de calçamento e infraestrutura do entorno, como iluminação pública. Santa Tereza do Oeste tem um déficit habitacional estimado em 470 moradias populares.

O sorteio das casas aconteceu no dia 9 de dezembro e foi transmitido de maneira virtual, levando em consideração a pandemia do novo coronavírus.