Cotidiano

Casas às escuras

Famílias que receberão amanhã as chaves das moradias do Residencial Riviera, localizado no Bairro Floresta, em Cascavel, correm o risco de entrar no novo lar sem energia elétrica.

Isso por conta de pendências financeiras com a Copel (Companhia de Energia do Paraná). Segundo dados repassados pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) 22% dos 2.089 beneficiários, ou seja, 460 possuem débitos.

“Verificamos diversos débitos de titulares em outros endereços e sem que haja a regularização, a Copel não consegue estabelecer energia em novas unidades”, explica a assessoria de imprensa da Companhia.

As dívidas variam, mas há casos de faturas de apenas R$ 12 pendentes no sistema. A identificação é feita por meio de consulta do CPF do titular dos imóveis. 

Para que o sonho de entrar na casa própria não seja adiado, a Copel alerta que os consumidores com débitos devem buscar o atendimento. “A companhia está aberta a negociações e o pagamento pode ser parcelado”.

Famílias cadastradas pelo programa Luz Fraterna e que têm o consumo de até 120 kw/h poderão manter o benefício no novo local de moradia. As negociações podem ser feitas na unidade da Copel em Cascavel, Rua Vitória, nº 105, Ciro Nardi ou pelo telefone 0800 5100716.

Impasse

O impasse com o Residencial Riviera se estendeu por mais de seis meses. Por conta de ação judicial movida por um grupo de pessoas que se sentiram prejudicadas com o sorteio das moradias, a entrega de mil unidades habitacionais que deveria ocorrer ainda no fim de 2016 foi suspensa pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) e a liberação ocorreu somente em julho deste ano.