Cotidiano

Casa própria: Mais de 36% dos mutuários estão inadimplentes

Mais de 2,3 mil proprietários estão em dívida com o programa na cidade

Cascavel – O sonho da casa própria pode ter se tornado um pesadelo para centenas de famílias que adquiriram um imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Com a crise financeira afetando cada vez mais o bolso dos brasileiros, os mutuários se veem sem alternativas para arcar com as mensalidades das moradias.

Apesar de o aluguel ser um compromisso básico, são muitas as famílias de baixa renda que não têm condições de efetuar o pagamento. A prova é que das 6.380 unidades construídas na região de Cascavel, 36,26% estão inadimplentes, ou seja, mais de 2,3 mil proprietários estão em dívida com o programa.

As residências são referentes a apenas contratos diretos com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), em parceria com a Caixa Econômica Federal, voltado a pessoas mais carentes em que as prestações são menores.

O gerente da regional do Cohapar em Cascavel, Odejalma Cordeiro, admite que os níveis de inadimplência são altos, visto que tradicionalmente os números de endividados são baixíssimos. Contudo, ele tem uma explicação para esse cenário atual.

“Historicamente os imóveis da companhia não têm índice muito grande de inadimplentes, o que ocasionou isso é realmente o momento econômico que estamos vivendo, que tem afetado também nossos mutuários. Não estamos alheios à crise”, avalia.

No município de Cascavel, neste ano dois imóveis do programa foram retomados e foram a leilão. No entanto, Cordeiro ressalta que esse procedimento só acontece quando todas as alternativas foram frustradas.

(Com informações de Crislaine Güetter)