Cotidiano

Carnaval de Nice terá fortes medidas de segurança

FRANCE-CARNIVAL_

NICE ? O carnaval de Nice, um dos mais famosos do mundo, começa sua 133ª edição neste sábado sob fortes medidas de segurança, depois de a cidade decidir que o manteria mesmo após o atentado do ano passado, que matou 86 pessoas. O desfile evitará o Passeio dos Ingleses, onde um homem jogou um caminhão contra os pedestres, atropelando dezenas de pessoas que comemoravam a festa nacional da França, o 14 de julho.

? Nunca antes o nível de segurança foi tão alto em Nice para uma celebração deste tipo ? disse o prefeito da cidade, Georges-François Leclerc.

Até que se complete um ano do ataque, o governo local proibiu a realização de qualquer evento na avenida por respeito às vítimas.

É a primeira vez que o carnaval será protegido com cercas. O acesso será feito através de um dos 36 pontos de segurança, que serão vigiados por 200 agentes encarregados de registrar os participantes. Também foram proibidas as fantasias com assessórios como espadas de piratas e pistolas de cowboy para evitar o pânico. Para decidir que medidas tomar, a prefeitura foi assessorada por uma empresa israelense que protege o aeroporto de Tel Aviv.

? Era inconcebível não continuar com o carnaval, uma tradição muito antiga de nossa cidade e que contribui para sua preservação cultural ? conta Christian Estroso, conselheiro da cidade e ex-prefeito.

Ao lado do Rio de Janeiro e de Veneza, o carnaval de Nice, comemorado no dia 25 de fevereiro, é um dos mais conhecidos do mundo. Ano passado, a festa teve 400 mil espectadores.