Cotidiano

“Carnaval cascavelense” é marcado por baderna e operações de fiscalização

“Carnaval cascavelense”  é marcado por baderna e  operações de fiscalização

As “festas” de Carnaval em Cascavel têm sido marcadas por muita baderna, excessos, sujeira, desrespeito e casos de agressão. Hoje (1º), no último dia do “feriadão” prolongado, a expectativa dos órgãos de segurança pública é de que o comportamento das pessoas seja um pouco mais consciente.

Na noite de sábado (26) e madrugada de domingo (27) a Rua Paraná, esquina com a Rua Pio XII, no Centro, ficou completamente lotada. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram que, além de festa, houve muita confusão e bagunça generalizada. As equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram mobilizadas ao menos três vezes até a Região Central para atender pessoas feridas por arma branca. Alguns agressores foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Diante deste cenário, o prefeito Leonaldo Paranhos foi até o local na manhã de domingo (27) e classificou o comportamento como “absurdo” e “inaceitável”. Ele ainda alertou sobre a responsabilidade de todos e foi enfático: “Não vamos tolerar esse comportamento”. A sujeira deixada pelas pessoas na região onde se concentra as casas noturnas foi um dos fatores que mais chamou a atenção do prefeito. “A gente tem trabalhado, deixado a cidade organizada e limpa. Mas, infelizmente as pessoas não sabem aproveitar isso e é uma agressão o que fizeram aqui. Não é possível aceitar isso. Esta cidade tem rumo, tem comando e tem regras”, disse Paranhos.

Paranhos também alertou sobre a possível venda de bebida alcóolica para adolescentes menores de idade e afirmou que os estabelecimentos que estiverem comercializando bebidas aos menores terão o alvará cassado.

 

Ações

A principal medida tomada pelo prefeito foi organizar uma operação integrada entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Setor de Alvarás e Transitar. No início da noite de domingo (27), as equipes se reuniram na Rua Paraná e iniciaram um trabalho de fiscalização intensiva, com o objetivo de coibir os excessos.

Paranhos acompanhou a operação, que perdurou por horas, e também falou com a imprensa. “Nós não queremos, evidentemente, que as pessoas não se divirtam, mas também não queremos que a nossa cidade vire uma ferramenta de problemas”, disse. Durante operação, foram abordados nove motoristas que dirigiam embriagados e, entre eles, seis foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Uma dessas pessoas que dirigiam embriagadas não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dois veículos foram removidos ao pátio por irregularidades.

O Setor de Alvarás também lacrou dois estabelecimentos comerciais por não apresentarem o alvará de licença.  Na segunda-feira (28), as ruas daquela conhecida região da cidade amanheceram um pouco mais “organizadas”, mas ainda com copos, garrafas e lixo jogados em via pública. Pela noite, uma nova fiscalização foi realizada pelas forças de segurança.

A Polícia Militar concederá uma coletiva de imprensa na quarta-feira (2) para apresentar um balanço sobre as ações desencadeadas durante o Carnaval.