Cotidiano

Capítulo extra na novela aeroporto

A novela do novo terminal de passageiros do aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel, teve mais um capítulo. Na última quarta-feira (27), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Planejamento, Fernando Dillemburg, participaram de reunião com a Seil (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), em Curitiba.

O objetivo do encontro era acertar alguns pontos quanto a questão de utilização e remanejamento de recursos que já estão em caixa. “Geralmente, o problema das obras públicas é a falta de dinheiro. No caso do aeroporto, temos o dinheiro, mas não conseguimos executar a obra”, diz Dillemburg.

O problema, no entanto, descambou para o lado jurídico, já que não é possível fazer um novo convênio e utilizar os recursos federais sem dar explicações sobre o atual, assinado com o Estado. Se a prefeitura desistir do atual convênio, legalmente só poderia firmar outro dentro de um ano e meio, o que atrasaria ainda mais as obras.

Explicação

No mês passado, o prefeito Leonaldo Paranhos esteve em Brasília na SAC (Secretaria de Aviação Civil) e teve a garantia de liberação de R$ 18 milhões para a construção do novo terminal, mas legalmente não poderá firmar o convênio. Segundo o prefeito, o Município de Cascavel teria que formalizar uma espécie de denúncia junto à SAC para explicar os motivos do não andamento do atual convênio, paralisado pela construtora que venceu a licitação, mas não conseguiu tocar a obra.

Terminal do aeroporto só em 2019

Iniciada em fevereiro de 2014, a obra do terminal de passageiros está parada desde setembro de 2016, quando a construtora Onça, responsável pela construção do empreendimento, abandonou o canteiro de obras com a justificativa de que não detinha mais recursos para continuar.

Conforme Dillenburg, como o contrato com a construtora foi rompido em fevereiro de 2017, há a necessidade de um novo processo licitatório para que então se dê continuidade na execução do projeto. A expectativa é de que a licitação saia até dezembro deste ano. “Se tudo correr bem, dentro do esperado, este é o prazo”, afirma o secretário.

O aceno de uma nova licitação dá também um prazo para a conclusão da obra. Segundo o secretário, o terminal de passageiros deve estar pronto em fevereiro de 2019, cinco anos após o início da construção.

O projeto

Diferente do projeto anterior, o novo possui dois andares, distribuição de fluxo de passageiros mais eficiente, com desembarque direto à área de estacionamento. “Fizemos este projeto com todo cuidado. Cascavel precisa de um bom aeroporto, faz parte do progresso da região”, comenta o Dillemburg.