Cotidiano

Cão que salvou colônia de pinguins e inspirou filme morre na Austrália

oddball.jpg

SYDNEY ? Oddball, o primeiro cão a participar de um projeto para salvar uma colônia de pinguins na cidade australiana de Warrnambool, em Vitória, morreu nesta semana, aos 15 anos de idade. A história desta fêmea de pastor maremano correu o mundo, num filme lançado há dois anos.

A colônia de pinguins de Middle Island fica a cerca de 150 metros da costa de Warrnambool, e fica conectada com o continente por uma estreita ponte de areia. As aves vivem lá há décadas, mas em 2005, o número de animais se reduziu a menos de dez por causa de ataques de raposas.

O fazendeiro Alan Marsh, que treinava pastores maremanos para proteger suas galinhas, sugeriu a aplicação da mesma tática para os pinguins. Assim foi feito. Oddball foi a pioneira, passou apenas duas semanas em Middle Islands, mas provou ser eficaz na proteção da colônia. Desde então, um projeto permanente foi implantado e o número de pinguins se recuperou para cerca de 150.

? Nós sempre rimos que Oddball levou toda a glória, sendo que nossos cães estão fazendo o trabalho há 9 anos, enquanto Oddball ficou na ilha por apenas duas semanas ? lembrou Peter Abbot, ao jornal local ?Warrnambool Standard?.

A prefeita da cidade, Kylie Gaston, afirmou que o conselho está planejando uma estátua de Oddball para ser instalada em Middle Island.

? Estou ciente de que existem algumas pessoas que acham que seria uma boa ideia ter algum tipo de escultura, talvez em frente à ilha ? disse Kylie. ? Estamos em dívida com Oddball. Acho que temos que reconhecê-la pelo trabalho que ela fez em transformar nossa população de pinguins.