Cotidiano

Cannes: Vaiado por público, 'Personal shopper' é elogiado por críticos

Personal Shooper.jpgRIO – ‘Personal Shopper’, filme protagonizado por Kristen Stewart que conta história de uma vendedora capaz de se comunicar com os mortos, foi o primeiro filme a ser vaiado na mostra competitiva do Festival de Cannes. A parceria da atriz com o diretor Olivier Assayas, que já rendeu a atriz o César de melhor atriz coadjuvante em 2015, por “Acima das nuvens”, dessa vez não agradou ao público.

Porém, muitos críticos foram na contramão dos espectadores, com elogios ao filme e, principalmente, à atuação de Kristen Stewart. Em se tratando de Cannes, porém, isso não chega ser exatamente uma surpresa, tampouco um mau sinal, uma vez que clássicos como “Taxi driver”, de Martin Scorcese, e “Pulp fiction”, de Quentin Tarantino, vencedores da Palma de Ouro, também foram vaiados. Na internet, vários críticos fizeram questão de elogiar o filme.

Nigel Smith, do “Guardian”, disse que as vaias recebidas por “Personal Shopper” apenas faziam aplaudi-lo “mais forte”. Ele classificou o filme como “sedutor” e a atuação de Stewart como “hipnotizante”. Jason Solomons afirmou que o filme é “bobo, mas hipnotizante”, e que “você não consegue tirar os olhos de Kristen Stewart, mesmo que queira”. Nigel Smith sobre “Personal shopper”.

Peter Bradshaw, em sua crítica no “Guardian”, deu a nota máxima de cinco estrelas ao filme, aclamando a atuação de Kristen Stewart e lembrando da tradição de Cannes “vaiar filmes muito bons”. Ele ainda exlamou que “Personal Shopper” o “melhor filme de Olivier Assayas em muito tempo” e a “melhor atuação da carreira de Kristen Stewart até o momento”.

Jason Solomons sobre “Personal shopper”

Peter Drbruge, da Variety, chamou o filme de uma “mistura nunca entendiante de um filme de horror de arder a espinha, o drama de um trabalho monótono e uma contínua busca por identidade”, além de ser um longa “divisor de águas” na carreira de Stewart.