Cotidiano

Candidatos se dizem confiantes na briga por vaga no 2º turno com Crivella

RIO – Configurada como a eleição carioca mais disputada desde a redemocratização, a escolha para a cadeira de prefeito do Rio de Janeiro, no primeiro turno, tem cinco candidatos na briga por uma vaga no segundo, ao lado de Marcelo Crivella (PRB). À frente nas pesquisas divulgadas por Datafolha e Ibope, com 32% e 38% das intenções de voto, respectivamente, Crivella tem como prováveis adversários os candidatos Marcelo Freixo (PSOL) – com 16% e 14% – e Pedro Paulo (PMDB) – com 12% e 11%. No indefinido cenário também estão os candidatos Flávio Bolsonaro (PSC), Indio da Costa (PSD) e Carlos Osorio (PSDB).

Crivella chegou caminhando até sua seção eleitoral no Clube dos Maimbás, em Copacabana, por volta das 10h20m. Acompanhado da mulher e dos filhos, após votar, o candidato afirmou que não tem preferência de candidato para uma eventual disputa no segundo turno. Também acenou para a construção do que chama de ?arco? de alianças.

? O que vier a gente enfrenta. Não tenho preferência de candidato (para uma possível disputa de segundo turno) – disse Crivella, que também declarou que não tem a intenção de fazer aliança com o PMDB na rodada. ? Não pretendo. Agora acho que o Rio deveria tirar o PMDB no primeiro turno, por tudo que eles protagonizaram na vida pública e que tanto desalento trouxe ao eleitor.

Na companhia da mulher e dos filhos, o peemedebista Pedro Paulo votou na manhã deste domingo, na Taquara. Em entrevista, desconversou sobre as acusações de agressão de sua ex e se mostrou otimista com relação à disputa no segundo turno.

? Acredito que no segundo turno fica mais fácil. São dois candidatos falando do que pensam para cidade ? afirmou, aproveitando para criticar seus principais oponentes no pleito: ? Temos o risco de candidaturas com dificuldade de agregar coligações. De um lado o bispo Crivella com o bispo Macedo e o Garotinho. De outro uma visão mais radical e anárquica da cidade. E a minha candidatura que significa um pouco do que fizemos ao longo dos últimos oito anos.

O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, que começou o domingo de eleições alterando seu status em uma rede social para ?confiante?, votou no Paissandu Atlético Clube, no Leblon, por volta de 11h30 deste domingo. Chegou acompanhado da vice, Luciana Boiteux, e da namorada Priscilla Soares. Foi recebido por militantes e apoiadores. Disse estar feliz com os resultados das duas pesquisas eleitorais divulgadas na noite de sábado, do Ibope e Datafolha. Uma ?vitória?, disse ele.

? Segundo turno é apoio. Mas primeiro é garantir que a gente chegue lá ? afirmou Freixo, que atribuiu seus melhores resultados nas pesquisa na reta final à militância na rua e a sua rede: ? Tivemos capacidade grande de fazer com que as pessoas acreditassem que uma outra política é necessária. Ouvimos as pessoas. Durante um ano e meio. Acreditamos na democracia. Por isso nossa vitória é tão importante. Não é só uma troca de prefeito, mas de política e concepção de cidade.

O fato de conquistar as marcas de 11% e 10% nas pesquisas de Datafolha e Ibope, Indio da Costa já se diz satisfeito. Acompanhado por seu vice, Hugo Leal, o candidato votou u por volta das 9h30 na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio)

? Está na mão do eleitor, mas a vitória política já houve, com uma campanha simples, voltada para a sociedade. Segundo as pesquisas, eu sou o candidato que mais tem chance de vencer o Crivela no segundo turno. E sou conhecido por cerca de 60% e os demais candidatos estão com taxas de 90 e poucos, 100% até. Então, a taxa de crescimento deles é menor.

Com o mesmo sentimento, o candidato Carlos Osorio (PSDB) chegou às 10h10m para votar no Country Club de Ipanema. Ao lado da vice, Aspásia Camargo, e dos deputados Otavio Leite e Luiz Paulo Corrêa, além da mulher, da filha e dos enteados, Osorio cumprimentou eleitores e distribuiu sorrisos. Ao final da votação, conversou com jornalistas e disse ter certeza de que estará no segundo turno.

? Estou muito otimista. Estive ontem nas ruas e fui a várias regiões da cidade e não tenho nenhuma dúvida: a nossa proposta foi abraçada pelo carioca. As ruas dizem que nós vamos ao segundo turno. Apresentamos uma proposta clara, sem ataques, diferenciada, moderna e inclusiva para o Rio de Janeiro ? disse.