Cotidiano

Candidatos negros elogiam discussão sobre racismo na redação do Enem

CURITIBA ? Candidatos negros que participaram este domingo da prova do Enem elogiaram a proposta de discussão do racismo. Muitos afirmam já ter vivîdo ou testemunhado situações de preconceito, e puderam destacar esta experiência em suas redações.

? Para nós que somos pretos é difícil escrever só em 30 linhas ? disse Victor Vilela, de 20 anos, que tenta pela primeira vez o curso de Educação Física. ? Racista é racista e sempre vai ser. Tem que trabalhar lado intelectual e mais humanitário das pessoas.

Victoria Luiza, de 19 anos, tenta o Enem pela segunda vez, e desta vez acredita que a pauta pode favorecê-la.

? Foi mais fácil pra mim por causa da minha cor. Porque apontam, discriminam, chamam a gente de preto ? lamentou a candidata, interessada em estudar Medicina.

Victoria Correia, de 18 anos, está indecisa entre os cursos de Direito e Gastronomia. Sua certeza é sobre a importância da ascensão do negro na sociedade:

? Era preciso conhecer bem sobre os movimentos negros no Brasil. Eu não faço parte, mas ouço falar. Falei também sobre a qualificação do negro na sociedade e os cargos baixos que ocupam. O tema foi importante porque querendo ou não ainda não foi totalmente discutido. Graças a Deus eu, pessoalmente, nunca vivi nada.

A treineira Victoria Salgado, de 17 anos, também aprovou a escolha do assunto:

? Achei a escolha do tema muito pertinente. Tem muita gente que ainda comete esse crime e é bom pensar que hoje eles tiveram que articular sobre isso ? analisou a jovem, que sonha em cursar Biomedicina.