Cotidiano

Candidatos a vice trocam acusações sobre Hillary e Trump em debate

US-VICE-PRESIDENTIAL-DEBATE-BETWEEN-GOV.-MIKE-PENCE-AND-SEN.-TIM-GQQ2UMFU3.1.jpg

FARMVILLE, EUA ? No único debate entre os candidatos à vice-presidência Tim Kaine (democrata) e Mike Pence (republicano), os companheiros de chapa de Hillary Clinton e Donald Trump trocaram acusações sobre o papel dos rivais presidenciáveis. No encontro na Virgínia, o senador democrata e o governador de Indiana interromperam constantemente a fala um do outro. KAINE VS PENCE

A moderadora Elaine Quijano iniciou perguntando aos dois candidatos à Vice-presidência, o que os torna qualificados para assumir o cargo mais importante do mundo caso uma tragédia aconteça. Kaine, senador democrata pela Virgínia, começou respondendo, e afirmou estar ao lado de Hillary Clinton porque “ela o disse que eles mudarão a vida da população para melhor”.

? Ela me disse: “Você foi um missionário e um advogado de direitos civis, prefeito, vice-governador, governador e agora, senador. Você tem a experiência necessária ? afirmou, lembrando que tem um filho servindo o corpo de fuzileiros navais no exterior. ? Eu e minha família confiamos em Hillary Clinton, e a ideia de Donald Trump como comandante-em-chefe nos apavora.

Já Pence – governador republicano de Indiana – que destacou o duro momento que os EUA vivem “com conflitos no exterior e Obamacare no país”, recordou que nasceu em uma pequena cidade na zona rural e que nunca imaginou virar governador, “muito menos me sentar em uma mesa como essa”.

? Espero ser capaz de estar à altura da responsabilidade, caso ela surja para mim, com a minha experiência de vida, já que atuei no Congresso e comando um estado que funciona ? disse ele, logo acusando o rival de deixar a Virgínia com um déficit comercial quando era governador.

Com o endurecimento dos discursos, os dois começaram a afirmar que os rivais não tinham preparação para assumir a Casa Branca. Kaine interrompeu Pence, e Quijano teve que intervir, pedindo calma aos candidatos.

USA-ELECTION_DEBATE-GQQ2UMFTV.1.jpg

Tim Kaine é das poucas autoridades americanas a registrar no histórico a atuação como prefeito, governador e senador. Missionário, advogado de direitos civis e professor, ele atua no Senado desde 2012 pelo estado da Virgínia. Começou na política local como conselheiro, até ascender em 1998 ao comando da cidade de Richmond, onde se especializou na advocacia voltada às questões de raça e de deficiência física. Três anos depois, seguiria ao governo do estado. A experiência em cargos executivos o fez resistir em se lançar ao Legislativo ? precisou ser convencido pelas lideranças democratas.

Mike Pence traçou toda a carreira na política no estado em que nasceu. Em 2012, assumiu o governo de Indiana ? 12 anos depois de ingressar na vida pública americana. Na maioria do tempo, atuou no Poder Legislativo. Antes disso, no entanto, ao perder duas eleições legislativas, lançou-se no ramo do rádio e da televisão como apresentador nos anos 1990, quando já adotava o tom conservador na oratória. Ganhou notoriedade no cenário nacional em 2015, ao assinar um projeto de lei que garantia proteção a quem não quisesse apoiar o casamento entre duas pessoas de mesmo sexo por motivos religiosos.