Cotidiano

Câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres por ano em 2030, diz relatório

201611011047079805_AFP.jpg

RIO ? O câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres ? aproximadamente a população da Dinamarca ? por ano em 2030, um aumento de quase 60% em menos de duas décadas, afirma relatório divulgado nesta terça-feira pela Sociedade Americana de Câncer. Essa projeção está relacionada com o aumento e envelhecimento da população. Mulheres que vivem em países pobres e em desenvolvimento serão as mais afetadas, vítimas de cânceres que podem ser prevenidos.

? A maioria das mortes vai ocorrer em adultos jovens e de meia idade ? disse Sally Cowal, vice-presidente em saúde global da Sociedade Americana de Câncer, alertando para os danos que isso irá provocar para famílias e economias nacionais. ? (O relatório) destaca a grande desigualdade geográfica na disponibilidade de recursos, medidas preventivas e tratamento para combater a crescente ameaça do câncer.

Atualmente, o câncer é responsável por uma em cada sete mulheres mortas no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares em causa de mortes. Entretanto, os quatro tipos de cânceres mais mortais ? mama, colorretal, pulmão e cervical ? podem, em muitos casos, serem prevenidos ou detectados no início, o que aumentariam as chances de tratamento.

Em países pobres, o diagnóstico é tardio, o que reduz as chances de sobrevivência. E as mulheres nesses países estão vivendo mais tempo, por causa de melhorias no atendimento básico de saúde, mas isso faz com que elas sejam mais suscetíveis ao câncer.

E nos países em desenvolvimento, as mulheres estão sendo mais expostas a fatores de risco conhecidos ?associados com a rápida transição econômica?, diz Sally, ?como falta de atividade física, dieta não saudável, obesidade e fatores reprodutivos?, como postergar a gravidez.

?Por causa dessas mudanças, cânceres que eram comuns apenas em países de alta renda per capita estão se tornando mais prevalentes?, diz o relatório.

De acordo com a Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer, em 2012 foram registrados 6,7 milhões de casos e 3,5 milhões de mortes por câncer entre mulheres, sendo 56$ dos casos e 64% das mortes em países menos desenvolvidos.

?Esses números devem aumentar para 9,9 milhões de casos e 5,5 milhões de mortes entre mulheres anualmente em 2030?, indica o relatório.