Cotidiano

Campanha de prevenção à AIDS no carnaval terá 'homem camisinha' e distribuição de milhões de preservativos

camisinha.jpgRIO – O Ministério da Saúde pretende usar o carnaval como uma oportunidade para conscientizar um dos públicos mais desafiadores no que diz respeito à adesão ao uso de preservativos: os jovens. O ministro da pasta, Ricardo Barros, participou nesta terça-feira do lançamento da campanha de prevenção à AIDS “No carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”, em Salvador. Links DSTs

De acordo com dados do ministério, houve aumento na detecção de casos de infecção pelo vírus HIV na faixa de 20 a 24 anos: passou de 15,6 casos por 100 mil habitantes em 2006 para 21,8 casos por 100 mil habitantes em 2015. Na faixa de 15 a 19 anos, o índice mais que dobrou, saindo de 2,8 em 2006 para 5,8 em 2015.

A adesão ao tratamento entre os jovens infectados também preocupa: apenas 29% dos 44 mil identificados com a doença estão sendo acompanhados pelo atendimento médico. A faixa etária entre 15 e 24 anos tem a menor adesão entre todas as idades

Hoje, no Brasil, 827 mil pessoas vivem com AIDS ? das quais 112 mil não sabem que têm a doença e 260 mil sabem mas não estão em tratamento. O ministério considera que a incidência de casos da doença está estabilizada.

Para o carnaval, a pasta irá levar um “homem camisinha” a festas em Salvador, Rio, São Paulo, Recife, Olinda, Ouro Preto, Diamantina, Florianópolis e Brasília. Serão distribuídos 74 milhões de preservativos masculinos e 3,1 milhões femininos.