Cotidiano

Câmara de Vereadores decide nesta terça se alivia reajuste do IPTU

Reajuste de 25% foi aprovado na segunda-feira em primeira discussão

Cascavel – O projeto do Executivo que atualiza em 25% o valor venal dos imóveis para efeito de cobrança do IPTU 2016 foi aprovado na sessão de segunda-feira (16), em primeira discussão, com 16 votos favoráveis e apenas três contrários – dos vereadores Jorge Bocasanta, Professor Paulino e Rui Capelão.

Esse índice, no entanto, deverá ser corrigido para baixo. É que uma emenda dos vereadores Luiz Frare, Rui Capelão, Fernando Winter, Luiz Burgarelli, Robertinho Magalhães, Vanderlei da Silva, Nei Haveroth, Walmir Severgnini, Marcos Rios, Claudio Gaiteiro, Jaime Vasatta e Ganso sem Limite propõe uma correção 10 pontos percentuais menor, ou seja, de 15%.

A referida emenda recebeu ontem mesmo o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação e foi incluída na pauta da sessão desta terça (17), que será realizada às 14h30. Como a maioria dos autores pertence à bancada governista, há quem sustente que o novo índice foi previamente discutido com o Paço Municipal e, por isso, deverá ser aprovado nesta terça sem maiores dificuldades.

De acordo com o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, o valor venal dos imóveis de Cascavel ficou congelado por 13 anos, o que resultou numa grande defasagem em comparação com o praticado por cidades como a vizinha Toledo. Esse congelamento manteve em R$ 79,06 o valor médio do IPTU pago pelos cascavelenses, contra R$ 175,36 do IPTU pago pelos toledanos.

Lixo

Também na sessão de segunda, os vereadores cascavelenses aprovaram o projeto do Executivo que reajusta a taxa de lixo, atualizando as tabelas de acordo tamanho, localização e quantidade de resíduos gerada por cada imóvel. Esse projeto também terá sua votação concluída na sessão de hoje, com a correção devendo ficar em cerca de 10%.