Cotidiano

Caixas eletrônicos: Deputados aprovam relatório de Comissão

CPI vai propor criação de uma vara especializada na investigação destes crimes

Curitiba – Os deputados aprovaram o relatório final da CPI dos Caixas Eletrônicos depois de seis meses de trabalho na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Constatamos que a Secretaria de Segurança Pública, polícias Militar e Civil e o Procon têm feito a sua parte. A falha está nos bancos e instituições financeiras que deixam de investir em segurança, por acharem mais barato investir em seguros nos casos de assalto,” disse o deputado Felipe Francischini.

O número de crimes dessa natureza aumentou no ano passado e com a CPI os deputados puderam se aprofundar nos desdobramentos desses crimes e propor propostas para combater essa prática criminosa. Com base nas informações coletadas, os membros da CPI vão propor a criação de uma vara especializada na investigação de crimes contra a ordem pública.

Eles também vão propor projetos de lei regulamentando sobre a obrigatoriedade de dispositivos de segurança nas instituições bancárias e lotéricas, um sobre limites mínimos de caixas eletrônicos nas cidades e nos municípios e outro para integralizar as câmeras das instituições bancárias ao sistema da Sesp.

“Também vamos propor aos bancos que desenvolvam campanhas institucionais para instruir os consumidores sobre procedimento de segurança nos caixas eletrônicos e solicitar ao Procon que realize campanhas de incentivo a reclamações pelo consumidor”, comentou o relator da CPI, deputado Guto Silva.