Cotidiano

Caitlyn Jenner: decisão de Trump sobre transgêneros é ?um desastre?

Transgender Bathrooms

WASHINGTON ? A atriz e ativista transexual Caitlyn Jenner fez duras críticas ao presidente americano, Donald Trump, pela revogação medida criada pela gestão Obama que permitia a estudantes transgênero usarem banheiros de acordo com suas identidades de gênero nas escolas públicas. Apesar de ser republicana, Caitlyn considerou a decisão ?um desastre?.

LINKS JENNER

? Eu tenho uma mensagem para o presidente Trump, de uma republicana para outro ? disse Caitlyn, em vídeo compartilhado em redes sociais nesta quinta-feira. ? Isso é um desastre. E você ainda pode consertar. Você prometeu proteger a comunidade LGBTQ. Me liga.

Em abril do ano passado, ainda durante a campanha, Trump participou do programa de TV ?Today?. Quando questionado sobre a lei aprovada na Carolina do Norte que desobedecia a medida de Obama, o então candidato respondeu que o estado estava ?pagando um alto preço, e existem muitos problemas?. E quando perguntado se Caitlyn ?poderia usar o banheiro que escolhesse? na Torre Trump, ele respondeu que sim.

Em outras ocasiões durante a campanha, inclusive na convenção republicana, Trump disse que faria ?tudo em seu alcance para proteger cidadãos LGBTQ?. Entretanto, apontou o ?Washington Post?, normalmente essas falas eram ditas no contexto de proteção de pessoas contra terroristas islâmicos. Mesmo assim, Caitlyn havia descrito Trump publicamente como um ?apoiador da comunidade LGBT?.

Aparentemente, Caitlyn, que venceu a medalha de ouro no decatlo na Olimpíada de Montreal de 1976, mudou de ideia, mas ainda assim manteve o pensamento positivo:

? Eu tenho uma mensagem para as crianças trans da América: vocês estão vencendo ? disse. ? Eu sei que talvez não pareça hoje ou diariamente, mas vocês estão vencendo. Muito em breve, nós vamos ganhar nossa liberdade total em todo o país e teremos apoio bipartidário.

Para encerrar, Caitlyn fez referência ao adolescente transgênero Gavin Grimm, que processou a diretoria de sua escola por barrá-lo de entrar no banheiro dos meninos:

? Senhor presidente, nos vemos no tribunal.