Cotidiano

Caiado bate boca com Lindbergh e diz que petista está ?salivando muito?

BRASÍLIA ? Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) bateram boca no plenário do Senado durante uma discussão, na tarde desta quarta-feira, sobre reajuste dos salários dos servidores do Judiciário. A favor do reajuste, Lindbergh chamou Caiado de ?cara de pau? por ser contra os aumentos. O senador do DEM rebateu, afirmando que o petista está ?salivando muito, com as pupilas muito dilatadas?.

O Senado discute o aumento de servidores públicos federais. No seu discurso, Caiado afirmou que é contra os aumentos porque o país está em crise econômica e, por isso, ?quem tem estabilidade não precisa de reajuste?. Lindbergh pediu para falar, e disse que o discurso do colega é incoerente.

? É muito interessante a gente ver um dia depois do outro. Eu me lembro do ano passado, quando discutíamos uma proposta de reajuste de 70% do Judiciário. Esse reajuste agora foi combinado é de três anos e abaixo da inflação. Eu vi os mesmos senadores fazendo discursos exaltados. Aí mudou o governo, esqueceram o discurso. Quanta incoerência. Me espanta a cara de pau do senador que me antecedeu (Caiado), depois dos discursos que fez aqui dentro, defendendo todas pautas bombas, vir falar de responsabilidade fiscal. Temos que manter o mínimo de coerência política ? disse Lindbergh.

Caiando, em seguida, disse que tem mantido o debate de ?alto nível? e que iria se dirigir a Lindbergh como médico que é. E afirmou:

? Eu tenho sempre mantido o debate em alto nível. Eu sei me dirigir aos colegas com todo o respeito e não adjetivando-os de maneira a desqualificá-los. Mas esse cidadão que me antecedeu (Lindbergh), eu não dirijo a ele como senador, mas como médico. Sabe porquê? Porque eu tenho notado que ele ultimamente está salivando muito, com as pupilas muito dilatadas. Ele deveria primeiro apresentar em que condições está no plenário para enfrentar um debate de conteúdo ? disse Caiado.

Começou uma confusão no plenário. Senadores da oposição, aliados de Lindbergh, rebateram, dizendo que Caiado ?baixou o nível?. E o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a sessão. Mais tarde, Lindbergh suspendeu a sessão e avisou que vai processar o senador Caiado.

? Eu estava falando da incoerência dele. Ele se descontrolou, fez aquela fala. Isso é típico de quem não tem argumento. Vou entrar com processo por danos morais. Eu vou processar. Quem sabe da vida dele é o senador Demóstenes Torres, que fala sobre o envolvimento dele com a organização criminosa do Carlinhos Cachoeira ? disse o petista.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira