Cotidiano

Café tecnológico discute inovação

O dia de ontem começou com um reforçado e "inovador" café da manhã na Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de Cascavel. A primeira edição do "Café Tecnológico", de acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, "cria um ambiente de informação sobre inovação e tecnologia, além de abrir oportunidades para troca de experiências e a ampliação da nossa rede de contatos". Para Gomes, "quando começamos a falar sobre inovação e viver estas mudanças, somos despertados para o desejo de inovar".

Jorge Lange, vice-prefeito e secretário de Obras Pública, que representou o prefeito Leonaldo Paranhos que está em viagem de trabalho a Curitiba, lembrou que o papel da Fundetec foi discutida por ele e o prefeito antes das eleições do ano passado. "Estávamos nos preparando para disputa política porque tínhamos aqui uma arma de grosso calibre, mas ainda subutilizada, e que era possível avançar muito mais, principalmente na área da inovação tecnológica". Lange afirmou que "a tecnologia já faz parte da nossa vida de tal maneira que nem percebemos mais a velocidade que as coisas avançam no nosso dia a dia".

Competitividade

Osvaldo Brotto, gestor do Programa de Startups do Sebrae Regional Oeste, lembrou que um dos principais itens que compõe e expressa a competitividade das empresas é a inovação. "Precisamos ter ambientes de inovação para que as pequenas empresas possam se desenvolver de uma forma mais competitiva", disse Brotto, destacando que "estamos experimentando, aqui no Oeste, um momento muito interessante que é o despertar para a inovação". O gestor do Sebrae ainda ressaltou que "pouquíssimas cidades do Brasil têm uma estrutura como a da Fundetec para fomentar este ambiente de inovação".