Cotidiano

Cade aprova compra do ?Valor Econômico? pelo Grupo Globo

2004-070917-_20041027.jpgBRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quinta-feira, sem restrições, a aquisição, pelo Grupo Globo, da participação de 50% do Grupo Folha no jornal ?Valor Econômico?. O diário econômico pertencia às duas empresas, que dividiam seu controle. A aprovação ocorreu por procedimento sumário, ou seja, de forma simplificada.

Com isso, é dado sinal verde para que o ?Valor? e seu serviço de notícias em tempo real ?Valor PRO? passem ao controle da Infoglobo ? que publica os jornais O GLOBO, “Extra” e “Expresso” e as revistas da Editora Globo.

O ?Valor? foi criado em maio de 2000, na forma de joint-venture, com 50% do capital pertencente ao Grupo Globo e a outra metade, ao Grupo Folha. A empresa jornalística produz e distribui conteúdo especializado de economia e negócios em diferentes mídias, no Brasil e no mundo.

Segundo o parecer da Superintendência-Geral do Cade, que recomendou a aprovação da compra da totalidade das ações, os grupos alegaram que a operação não terá impacto nas condições de concorrência dos mercados em que atuam, “uma vez que todas as eventuais sobreposições horizontais dela decorrentes são pré-existentes e não afetam a concorrência em nenhuma hipótese”.

O órgão lembrou que esses pontos já haviam sido analisados quando a joint venture foi formada.

“As requerentes defendem que, apesar de o Grupo Globo e o Valor Econômico atuarem nos mercados de mídia impressa e online, não haveria sobreposição horizontal decorrente desta operação, haja vista que o Valor Econômico atua na edição de jornal diário especializado em “economia e negócios”, enquanto os demais jornais do Grupo Globo (O Globo, Extra e Expresso) não seriam especializados. Os perfis dos clientes desses jornais, portanto, seriam diferentes”, diz um trecho do parecer.

As partes destacaram ainda que a participação de ambas no mercado de jornais impressos seria inferior a 20%.