Cotidiano

Caciopar confirma ações de planejamento

No primeiro eixo, o planejamento definiu pela realização de ações de disseminação dos conceitos de desenvolvimento territorial

Quedas – O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, detalhou a diretores, empresários e convidados, em Quedas do Iguaçu, pontos do planejamento estratégico elaborado pela gestão 2016/2018. O trabalho colocado como meta para os próximos dois anos vai se alicerçar em três eixos: Desenvolvimento local, Cultura associativista e Prestação de serviços.

No primeiro eixo, o planejamento definiu pela realização de ações de disseminação dos conceitos de desenvolvimento territorial. Os avanços nessa direção serão buscados por meio do estímulo à implantação e funcionamento de conselhos de desenvolvimento econômico, de observatórios sociais e pela criação de fórum de acompanhamento de moções. Nos três, conforme Leoveraldo, o envolvimento de líderes e de entidades é fundamental.

A finalidade da cultura associativista é trabalhar para fortalecer o programa Empreender (dá suporte aos núcleos setoriais, multissetoriais e territoriais) e promover reuniões regulares do Conselho Deliberativo da Caciopar (é formado por presidentes das 46 associações comerciais representadas pela Coordenadoria).

Já quanto à prestação de serviços, o foco do planejamento vai ser potencializar o mix de produtos e serviços que as Aces oferecem às empresas. Também foi definido pelo fomento a capacitações específicas de executivos e fortalecer o departamento comercial das associações comerciais.