Cotidiano

Cabral recebe visita do filho na carceragem da PF em Curitiba

WhatsApp Image 2016-12-14 at 11.49.15.jpegCURITIBA – Marco Antônio Cabral fez a primeira visita, na manhã desta quarta-feira, ao pai e ex-governador Sérgio Cabral, na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Assim como os demais presos, Cabral tem direito a visitas de familiares às quartas-feiras. Abatido, Marco Antônio não quis falar com a imprensa.

– Não tenho nada para falar – declarou.

Preso desde 17 de novembro, o ex-governador foi transferido do Complexo de Bangu para Curitiba no último sábado por determinação do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

O motivo da transferência foi o fato de o ex-governador ter recebido visitas na prisão de modo irregular, de acordo com requerimento do Ministério Público Federal (MPF). “A transferência para local distante do seu âmbito de influência é medida que visa resguardar a ordem pública”, diz um trecho da decisão do juiz.

O Ministério Público do Rio de Janeiro comunicou o MPF no último dia 7 de que a visitação de Cabral estaria ocorrendo de modo “irregular e ilegal”. Na decisão, Bretas citou que a situação é “preocupante”, porque a prisão do ex-governador tem por objetivo evitar que ele mantenha ascendência sobre terceiros e comprometa as investigações.

Além disso, o juiz também considerou o pedido da defesa de mudar o local de detenção de Cabral por receio de que a integridade física dele fosse prejudicada. A defesa alegou que ele poderia sofrer retaliações por ter implantado unidades pacificadoras (UPPs) e também por que seria considerado o “responsável” pela situação de falência do estado, “insuflando um sentimento de repúdio principalmente entre os servidores estaduais, como são os agentes penitenciários que fazem a sua custódia”.

Cabral foi preso na operação Calicute, um desdobramento da operação Lava Jato. Ele seria o cabeça de um esquema de corrupção em obras estaduais que teria desviado mais de R$ 220 milhões. Além dele, mais 10 pessoas foram presas no dia da operação.