Cotidiano

Brasil não se opõe à Venezuela na presidência do Mercosul, diz Temer

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer disse nesta sexta-feira que o Brasil não é contra a Venezuela assumir a presidência do Mercosul, mas argumentou que, antes disso, é preciso que o outro país cumpra os requisitos do mercado comum. Em entrevista a veículos da imprensa estrangeira, Temer afirmou que o fato do Brasil participar do bloco econômico não impede a adesão a outros acordos bilaterais.

O ministro das Relações Exteriore, José Serra, disse esse mês que a Venezuela ainda não cumpriu os parâmetros como membro pleno do Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A rede venezuelana de notícias Telesur informou que o ?Uruguai deu por encerrada a presidência rotativa do bloco e afirmou que não existe impedimento jurídico para transferir o comando à Venezuela?. O canal de televisão não deu mais detalhes sobre o comunicado difundido pelo país.

Na quinta-feira, o ministro da Economia do Uruguai, Danilo Astori, afirmou que não há “saída clara no curto prazo” para o Mercosul, que tem ?problemas institucionais graves?, segundo ele.