Esportes

Brasil estreia no basquete contra os EUA nesta quinta

Ausente dos Jogos Paralímpicos de Londres, há quatro anos, a seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas tem um grande desafio nesta quinta, na estreia na Rio-2016: os EUA, atuais medalhistas de bronze. A partida começa às 15h15m, na Arena da Barra. Paralimpíada fechamento 07/09

Tetracampeão sul-americano, feito alcançado neste ano, o time brasileiro, comandado por Tiago Frank, vem de bons resultados também nos amistosos. Destaque para as três vitórias em quatro partidas contra os canadenses, que buscam o segundo ouro consecutivo, mas estão com uma equipe bastante renovada no Rio.

Brasileiros e americanos estão no grupo B, junto com Alemanha, Grã-Bretanha, Irã e Argélia. No A estão Espanha, Austrália, Canadá, Turquia, Holanda e Japão. Os quatro melhores de cada chave garantem vaga às quartas de final do torneio.

Nona colocada em Londres, a seleção feminina também estreia nesta quinta: as adversárias serão as argentinas, às 12h15m, na Arena Carioca 1. Em maio, as anfitriãs dos Jogos Paralímpicos ? que são treinadas por Martoni Sampaio ? venceram todos os quatro amistosos contra as ?hermanas?. O duelo é válido pelo grupo A, do qual também fazem parte Canadá, Alemanha e Grã-Bretanha. Na outra chave estão EUA, Holanda, França, China e Argélia. O último de cada chave se despede na fase inicial.

MODALIDADE CRIADA EM 1945

O basquete em cadeira de rodas foi criado em 1945, nos EUA, por ex-soldados da Segunda Guerra Mundial. A modalidade debutou nas Paralimpíadas em Roma, em 1960, com a disputa masculina. As mulheres passaram a competir oito anos depois, em Tel Aviv.

O jogador é classificado de acordo com seu comprometimento físico-motor (numa escala de 1 a 4,5, sendo que quanto maior a deficiência, menor a classe). E a soma máxima das classes de cada time em quadra não deve passar de 14. A cada dois toques na cadeira, o jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. PAOLA.jpg