Cotidiano

Brasil e Índia fecham acordo que pode baratear medicamentos

GOA (ÍNDIA) – Brasil e Índia fecharam nesta segunda-feira um acordo na área de medicamentos – segundo antecipou O GLOBO no último dia 9 – que pode baratear o valor dos remédios. Os dois países querem produzir conjuntamente tratamento para tuberculose, hepatite-C e até Aids. Entre as várias possibilidades abertas, os empresários esperam parcerias para fazer testes juntamente com os indianos. Isso deve reduzir sensivelmente o custo dos medicamentos.

O texto é amplo e permite cooperação entre os dois países em várias como fármacos, ferramenta de diagnóstico e até aparelhos médicos. Foram fechados ainda outros entendimentos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Embrapa poderão pesquisas com os órgãos correlatos.

Ambos países também acordaram em facilitar investimentos. Foi criado um instrumento que oferece proteção jurídica a investidores e investimentos brasileiros e indianos por meio de cláusulas que garantem os mesmos direito para o investidor independentemente de qual das duas nacionalidades seja.

? O Brasil começa agora um processos de transformação. A retomada do crescimento econômico requer a presença no Brasil não só internamente, mas nos principais mercados do mundo. Entre eles, evidentemente, está a Índia ? frisou o presidente Michel Temer.

Temer se reuniu nesta segunda-feira com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Negociou desde de aeronaves da Embraer até frangos da Brasil Foods. Ambos ressaltaram que o comércio com a Índia estão ainda muito aquém do potencial das economias dos dois países.