Cotidiano

Bolsas da China sobem com compras nos setores financeiro e industrial

XANGAI/TÓQUIO – As bolsas chinesas registraram sólidos ganhos nesta terça-feira com os investidores comprando ações dos setores financeiros e industrial, enquanto o principal índice asiático avançava mais de 1%.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,18%, enquanto o índice de Xangai avançou 1,83%.

Analistas disseram que os investidores estavam comprando papéis de grande peso nos índices, conforme avaliavam o rali acionário global diante das incertezas domésticas e externas, incluindo os dados do segundo trimestre do Produto Interno Bruto (PIB) da China na sexta-feira.

Por sua vez o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, avançava 1,06% às 7h54m, um dia depois de Wall Street atingir máxima recorde graças à combinação de dados otimistas dos EUA com expectativas de mais estímulos globais.

O japonês Nikkei fechou com alta de 2,5% com os investidores apostando que o governo pode injetar US$ 100 bilhões em gastos fiscais para impulsionar a economia, possivelmente financiado com a impressão de dinheiro pelo banco central.