Cotidiano

Boletos do IPTU 2021 serão enviados em março, em Cascavel

Haverá desconto de 10% para pagamento em cota única do IPTU, com vencimento no dia 26 de abril

Boletos do IPTU 2021 serão enviados em março, em Cascavel

Os boletos para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da TCL (Taxa de Coleta de Lixo) de 2021 serão enviados em março pelos Correios aos donos de imóveis de Cascavel.

Haverá desconto de 10% para pagamento em cota única do IPTU, com vencimento no dia 26 de abril. Os contribuintes também vão receber em casa a taxa de proteção a desastres e contribuição de iluminação pública (COSIP). Quem possui terrenos sem edificação receberá os carnês do IPTU e a COSIP.

Todos os tributos podem ser parcelados em nove vezes, com vencimento sempre no dia 26 nos meses subsequentes. As parcelas vêm inseridas já no próprio carnê.

A Secretaria de Finanças alerta que os moradores não precisam ir até a prefeitura para buscar os carnês porque eles serão enviados pelos Correios. Além disso, o município possui o portal para serviços do cidadão, onde vão poder gerar o documento pelo autoatendimento online.

Reajuste

Os valores aplicados de reajuste do IPTU de Cascavel não sofrem alteração desde 2019, quando foi atualizada a Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis da cidade.

Para 2021, não houve aumento real dos tributos, assim como no ano passado. A atualização leva em conta a variação do IPCA entre novembro de 2019 e outubro de 2020, que foi de 3,92%, para a UFM, obrigatório por lei.

Arrecadação

Em 2020, Cascavel arrecadou R$ 68 milhões com IPTU considerando lançamentos de exercício somados aos valores recebidos de dívida ativa.

A Secretaria de Finanças percebeu uma leve queda na arrecadação e inadimplência, devido à pandemia do novo coronavírus. Para 2021, a expectativa é de R$ 71 milhões em arrecadação.

Isenção

Para receber o benefício de isenção, o contribuinte precisa atender os requisitos impostos pela legislação municipal. Para 2021, serão isentas dos tributos como IPTU, Taxa de Coleta de Lixo e Taxa de Proteção a desastres aproximadamente 10 mil famílias.