Cotidiano

BNP Paribas vê taxa Selic de um dígito no fim de 2017

RIO – Economista-chefe do banco BNP Paribas para América Latina, Marcelo Carvalho acredita que a taxa básica de juros da economia, a Selic, vai encerrar o ano de 2017 em 9,75%. A previsão contempla, assim, oito cortes de 0,5 ponto percentual ao longo do próximo ano. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic de 14% para 13,75%, na segunda redução seguida de 0,25 ponto percentual.

Para o economista, a ata da reunião do Copom divulgada nesta terça-feira ?foi muito mais clara que o comunicado? e sugere uma aceleração do ritmo de cortes de juros.

? O espaço que a gente vê para o corte de juros é grande e a ata do Copom aponta para uma aceleração do corte de juros. A gente acha que a Selic cai para um dígito no fim de 2017 e chega a 2018 em 9% ? afirmou ele, ao participar de coletiva on-line com jornalistas.

Carvalho admitiu que esta é ?uma projeção agressiva e ousada?, mas disse que é a contínua desaceleração da inflação vai permitir ?um corte grande? dos juros ao longo dos próximos meses. O Boletim Focus, que reúne as principais estimativas do mercado, prevê que a taxa encerre o próximo ano em 10,50%. Pela projeção do BNP Paribas, a inflação deve ficar entre 4% e 5% em 2017. Já o Focus estima Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,93% em 2017.