Cotidiano

BNDES terá fatia menor no financiamento em novas licitações

RIO – O BNDES está discutindo com agências reguladoras e o Programa de Parcerias de Investimentos como solucionar pendências de antigas concessões e quais seriam as mudanças para as novas. Entre os itens em pauta estão realismo tarifário, não permitir que o concessionário contrate ele mesmo para fazer o projeto e uma participação menor do BNDES no financiamento nas próximas rodadas de licitações.

? O BNDES teve um papel central nas concessões passadas, alavancando muito os investimentos. Esse é um dos aspectos que se pretende mudar. Em alguns casos, o banco chegou a alavancar 80% dos empréstimos-ponte ? disse Maria Silvia Bastos Marques, presidente do BNDES, em evento organizado pela FGV no Rio.

O BNDES também está buscando soluções para as pendências das concessões atuais, que poderão incluir venda de ativos e entrada de novos sócios.

? Temos que buscar uma solução dentro das regras para resolver essas questões. Tem que ter venda de ativos, entradas de novos parceiros. Não é uma coisa que acontece de um dia para o outro ? disse Maria Silva, sem dar um prazo para a solução. ? Eu acredito que não conseguiremos ter sucesso em novas desmobilizações de ativos se não resolvermos essas questões pendentes.

O assunto foi discutido em uma reunião, na semana passada, entre BNDES, Caixa e Banco do Brasil.